www.voceamaisbela.com.br COMO EVITAR A ACNE E OUTRAS DOENÇAS DE PELE PELO USO DA MÁSCARA FACIAL.
top of page

COMO EVITAR A ACNE E OUTRAS DOENÇAS DE PELE PELO USO DA MÁSCARA FACIAL.

Atualizado: 9 de jan. de 2022

Um risco real e imediato para a pele do seu rosto, a máscara contra a COVID 19 pode causar a tão indesejada acne. Não pare de usar a máscara, porém, aprenda como cuidar da sua pele e evitar a “maskne” termo em inglês para os diversos problemas de pele que podem ser causados pelo uso das máscaras.


O QUE DEVEMOS SABER SOBRE PROBLEMAS DE PELE COM O USO DE MÁSCARA.

Geralmente, “maskne” ou mascane (em português) é o termo genérico para várias doenças de pele que podem ser causadas pelo uso de máscara facial contra a COVID 19. Os problemas de pele podem ser:

ACNE: Ocorre quando os poros ficam obstruídos com óleo, células mortas da pele e sujeira. Ela pode causar espinhas, ou cravos pretos.

ROSÁCEA: Usar uma máscara pode causar crises. Isso pode causar espinhas e vermelhidão.

DERMATITE DE CONTATO: Ocorre quando você é alérgico ou sensível ao material da máscara. Isso pode resultar em erupção na pele, juntamente com irritação e bolhas.

FOLICULÍTE: A infecção dos folículos capilares, causa saliências que parecem acne. Você também pode sentir coceira ou dor.



Em um esforço para retardar a disseminação de COVID-19, o uso da máscara facial tornou-se parte de nossa rotina diária, sendo necessária como uma barreira contra o coronavírus que se espalha por meio de gotículas respiratórias. Infelizmente a “maskne” é um efeito colateral comum ao uso da máscara.


O QUE CAUSA ISSO?

Na maioria dos casos é o resultado de poros obstruídos.

Na nossa pele temos: oleosidade, bactérias e células mortas. Mas quando você usa uma máscara, essas substâncias podem se acumular ainda mais e bloquear os poros. Uma máscara também pode reter a umidade devido à sua respiração e suor, o que pode aumentar o risco de acne. Outra causa possível é o atrito. O esfregaço entre a máscara e a pele do rosto pode causar fricção e irritação. Você pode ser sensível ou alérgico ao material da cobertura do rosto. Algumas máscaras são pré-tratadas com produtos químicos ou são ásperas na pele. Da mesma forma, usar uma máscara lavada com um detergente perfumado pode causar irritação.


ALGUMAS MANEIRAS DE PREVENIR PROBLEMAS DE PELE PARA QUEM USA MÁSCARA.

As máscaras desempenham um papel vital na redução da disseminação do coronavírus. As máscaras também podem ser duras para a pele, causando problemas que vão desde acne e descamação da pele até erupções cutâneas e coceira. O cuidado com sua pele pode ajudar na prevenção. Ao lavar o rosto, use um limpador neutro sem fragrância e siga estas etapas.


LIMPE E HIDRATE SEU ROSTO DIARIAMENTTE.

A pele ficar seca é um problema comum no uso das máscaras de proteção. A aplicação de um hidratante adiciona uma camada protetora que pode reduzir o ressecamento. Você pode aplicar o hidratante imediatamente após lavar o rosto.

Pele oleosa (ou quando o tempo está quente, úmido): Gel hidratante

Pele normal ou mista: Loção

Pele seca a muito seca: creme

Se você tem acne ou tende a aparecer, ainda pode usar um hidratante em gel.


PROTEJA SEUS LÁBIOS APLICANDO VASELINA.

Pele seca e lábios rachados são problemas de pele comuns em máscaras faciais. Você pode evitar lábios rachados aplicando vaselina nos lábios:

Depois de lavar o rosto

Antes de colocar sua máscara

Antes de dormir

Tome cuidado para aplicar a vaselina apenas nos lábios.


EVITE A MAQUIAGEM AO USAR UMA MÁSCARA.

Sob uma máscara, a maquiagem tem maior probabilidade de obstruir os poros e causar erupções cutâneas. Se a maquiagem for necessária, use apenas produtos rotulados como "não comedogênico" ou "não obstruem os poros".


EVITE NOVOS PRODUTOS PARA A PELE.

Usar uma máscara mesmo por um curto período de tempo pode tornar sua pele mais sensível. Para reduzir problemas de pele, evite experimentar produtos agressivos como, peeling químico, esfoliante ou retinóide pela primeira vez pois podem irritar sua pele.

Caso queira, use um retinóide (ou retinol) aplicando-o na hora de dormir e não aumente a quantidade aplicada.


O USO DE CERTOS PRODUTOS DEVE SER DEIXADOS, CASO SEU ROSTO FIQUE IRRITADO.

Com o uso da máscara alguns produtos que você já usa, podem irritar. Se isso acontecer, recomenda-se reduzir esses produtos que podem causar desconforto:

Deixar de usar ácido salicílico

Não usar retinoide

Não usar loção pós-barba


USE A MÁSCARA CERTA.

Use máscaras para desacelerar a disseminação de COVID-19.

Para reduzir problemas de pele, procure máscaras que oferecem o seguinte:

um bom ajuste, mas confortável.

Você quer um ajuste confortável no nariz, nas laterais e sob o queixo. Um ajuste correto também reduz os problemas de pele. Se a máscara parecer muito apertada ou deslizar em seu rosto, pode irritar sua pele. É mais provável que você tente ajustar uma máscara mal colocada. Ao tocar na máscara você pode transferir germes para ela (sua máscara) e para o seu rosto.

Que tenha pelo menos duas camadas de tecido

Tecido macio, natural e respirável, como algodão, na camada interna que fica encostada na pele. O tecido também é importante. Evite tecidos sintéticos na camada que fica sobre a pele. É mais provável que irritem a pele e causem erupções cutâneas.


A CADA 4 HORAS RETIRE SUA MÁSCARA POR 15 MINUTOS.

Isso ajuda a proteger sua pele. Claro, só remova a máscara quando for seguro fazê-lo e depois de lavar as mãos.

Locais seguros para remover sua máscara incluem:

Ao ar livre, quando você pode ficar a pelo menos dois metros de distância das outras pessoas

Dentro do seu carro quando estiver sozinho

Em casa


PARE COM AS IRRITAÇÕES ATRÁS DAS ORELHAS.

Encontre máscaras com diferentes tipos de elásticos e, ou presilhas de orelha e use um tipo diferente a cada dia.


LAVE SUAS MÁSCARAS DE PANO.

É recomendável que você lave suas máscaras de pano após cada uso. Lavá-las também remove a oleosidade e as células da pele que se acumulam dentro da máscara, o que pode causar um problema de pele. Você pode lavar uma máscara de pano na máquina de lavar ou manualmente. Ambas as formas removem germes e outras partículas. Apenas certifique-se de:

Seguir as instruções de lavagem de cada máscara.

Lavar as máscaras em água quente, a menos que as instruções indiquem o contrário.

Use um detergente para a roupa hipoalergênico sem fragrância.

Depois de lavar sua máscara, verifique seu formato. Se a máscara não se ajusta mais perfeitamente (e confortavelmente) ela é menos protetora.



Seja sempre a Mais Bela!

Esperamos que com essas simples dicas, você possa controlar sua acne. Afinal a Você! A mais Bela! quer participar da sua vida, com dicas que possam elevar sua autoestima.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page