www.voceamaisbela.com.br Acne: Os diferentes tipos (e como reconhecê-los).
top of page

Acne: Os diferentes tipos (e como reconhecê-los).

Atualizado: 19 de out. de 2021


A acne pode assumir diferentes formas dependendo da gravidade, idade, estágio de desenvolvimento ou contexto (como gravidez, por exemplo). Neste artigo, você encontrará uma tabela prática para ajudá-lo a navegar e identificar facilmente que tipo de acne você tem.


Todos concordamos que queremos nos livrar dela. Exceto que as estratégias de ataque nem sempre serão exatamente as mesmas dependendo de cada pessoa. Podemos ter acne polimórfica juvenil, acne cística, acne hormonal, acne na gravidez....

Em todos os casos, os dermatologistas classificam a acne de acordo com a sua gravidade, que corresponderá a diferentes tratamentos.



As diferentes formas de acne:


Acne polimórfica juvenil

É a que começa na puberdade. É denominado polimórfico porque os botões assumem formas diferentes. Classicamente inicia-se com acne retencional, com aparecimento de microcistos ou comedões fechados. Inicialmente ocorre somente na face. Espinhas vermelhas inflamatórias, podem estar presentes, mas é uma minoria.


Acne inflamatória em adultos

A acne inflamatória pode frequentemente coexistir com a acne retencional. Este é o segundo estágio, quando predominam espinhas vermelhas e dolorosas, na forma de pápulas e pústulas. A colonização das espinhas pela bactéria Cutibacterium acnes (anteriormente conhecida como Propionibacterium acnes ) causa uma reação inflamatória. As espinhas estão localizadas tanto no rosto, especialmente na zona T e na mandíbula, colo e costas, especialmente nos homens.


Acne cística

As espinhas vermelhas (pápulas e pústulas) progridem para lesões mais profundas, nódulos e cistos. De tamanho maior, essas lesões parecem pequenas bolas duras sob a pele e também podem inflamar. Muito difícil de tratar, a acne cística requer a consulta de um dermatologista. Este tipo de acne pode deixar cicatrizes graves.


Acne hormonal

Basicamente, a acne é sempre hormonal, pois a secreção de sebo é controlada por hormônios. Porém, há casos em que um desequilíbrio hormonal pode explicar a doença, como a superprodução de hormônios masculinos, por exemplo. O impacto do ciclo menstrual feminino também está amplamente implicado no aparecimento da acne, com uma intensificação das espinhas no período pré-menstrual. 50% das mulheres adultas observam mudanças em sua acne durante o ciclo, com um surto 7 a 10 dias antes da menstruação.


Acne na gravidez

A acne na gravidez também é amplamente explicada pela agitação hormonal durante esse período. Afeta 42% das mulheres, segundo estudos. Esse problema poderá desaparecer após o parto, porém, apenas em uma a cada duas mulheres percebem essa erradicação.


Todos os mecanismos hormonais da acne ainda não são totalmente compreendidos e pesquisas estão trabalhando neste tópico para entender melhor a persistência da acne em mulheres adultas em particular.



Outros tipos de acne

A doença de pele com acne pode assumir formas mais raras, mas às vezes muito graves:

acne conglobata: Associa todos os tipos de espinhas e lesões em grande número, com alto risco de cicatrizes. Afeta o rosto, as costas, os ombros e o peito, principalmente os homens mais jovens.

acne fulminante: Aparece repentina e abruptamente em homens de 15 a 30 anos. É a forma mais grave de acne, que requer hospitalização. A invasão de cistos e nódulos é acompanhada por febre e dores nas articulações.

A acne medicinal: É uma reação à ingestão de medicamentos, geralmente corticosteróides, certos tipos de antidepressivos, medicamentos anti-tuberculose, vitamina B12 (geralmente ingeridos por veganos) e muitos mais.

A acne de contato: Pode ser causada pelo simples contato com certos produtos químicos fortemente comedogênicos (quando um produto pode obstruir os poros, facilitando o aparecimento de cravos e espinhas.) usados ​​na indústria ou em certos setores profissionais.

A acne cosmética: Muito difundida, é explicada pelo uso de cosméticos higiene ou maquiagem inadequados. Ou a pele fica muito desprotegida e reage criando oleosidade na pele, ou o uso de vários cremes, bases e pós acaba criando uma película oclusiva que sufoca a pele. Este tipo de acne pode piorar uma acne já existente.


Como posso saber se tenho acne grave?


Costumamos falar sobre acne leve, moderada ou grave.

Aqui está como os diferentes níveis de gravidade da acne são avaliados




Como evitar cicatrizes?


Um grande risco da acne, as cicatrizes, são ainda mais angustiantes porque afetam principalmente o rosto.

Manusear suas espinhas na frente do espelho pode obviamente aumentar o risco de cicatrizes, mesmo em espinhas de acne retencionais, como cravos pretos ou espinhas brancas. Você deve, portanto, resistir absolutamente à tentação de estoura-las.


Finalmente, a exposição ao sol na acne pode causar pigmentação acentuada das lesões durante a cicatrização. Essas manchas de hiperpigmentação podem durar anos, na melhor das hipóteses, ou definitivamente pior.


Falamos de cicatriz quando uma marca permanece visível 1 ano após a cicatrização da lesão. Acne inflamatória ou retencional pode deixar cicatrizes de diferentes tipos:



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page