www.voceamaisbela.com.br
top of page

PERFUMES: VOCÊ SABE COMO USAR?

Perfume, Deo-Colônia, Eau de Toilete ….

Você sabe qual a diferença?

Os perfumes são feitos de óleos essenciais obtidos por destilação de flores plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema); rosas; jasmim; sândalo; frutas cítricas; bergamota... etc.

Também são utilizados compostos químicos aromáticos. Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções, sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente estes animais estão protegidos em muitos países, por isso os fabricantes utilizam almiscares sintéticos. A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por 1 ano.


Mas afinal, qual a diferença entre cada tipo? O que diferencia uma Eau de Cologne de um Parfum é simplesmente a concentração de essência da fórmula. Tal concentração porém determina o uso mais adequado para o produto. Muitos perfumes possuem denominação dupla ou tripla. A primeira palavra diz respeito ao apelo principal. A segunda e a terceira, às notas complementares. Um “Floral Amadeirado”, por exemplo, une a suavidade do aroma principal de flores ao toque quente dos amadeirados. Um “Frutal Fresco” agrega o lado suave dos aromas frutais à vitalidade dos frescos.

A diferença entre Parfum, EDT, EDP, EDC e Eau Fraiche está relacionada com a concentração de óleos essenciais de perfume. Quanto mais concentrado for um perfume, mais durará em sua pele e tipicamente mais caro para comprar.

- Parfum (extrato de perfume):

O melhor para o inverno pois com tem menos alcool não resseca a pele, podendo ser usado por pessoas com a pele sensível. Essa é a forma mais concentrada, entre 20% - 35% de essência, sua fixação dura entre 12 e 20 horas. Indicado em ocasiões mais especiais, sempre em pequena quantidade e locais estratégicos (pulsos e atrás das orelhas) para não tomar o ambiente, o que é inclusive falta de etiqueta.

- Eau de parfum (EDP):

É mais leve que o Perfume, com uma concentração de 15% - 20%, mas ainda possui características duradouras, de 4 a 5 horas. Eau de Parfum é um dos tipos de fragrâncias mais comuns e é adequado para uso diário.

- Eau de toilette (EDT):

É mais leve que o EDP, com uma concentração de 5% - 15% da essência. Geralmente dura de 2 a 4 horas. É um dos tipos mais populares de fragrância disponíveis. A Eau de Toilette é considerada por alguns como sendo de uso diário, enquanto a Eau de Parfum é considerada como uso noturno.

- Eau de cologne (EDC):

É mais leve que o EDT, muitas vezes referido apenas como Colónia e tem a maior diluição de fragrâncias com uma concentração de 2% - 6% de essência de perfume. Geralmente dura 2 horas.

- Eau Fraiche, por outro lado, terá a duração mais curta. Geralmente dura de 1 a 2 horas. Enquanto Eau Fraiche tem uma baixa concentração de fragrância, não contém uma quantidade elevada de álcool. Junto com a fragrância, o restante da Eau Fraiche é principalmente água.

E os tipos de fragrância? Quais são???

- Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se “frutados”.

- Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.

- Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.

- Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.

- Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.

- Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.

- Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.

- Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta. - Gourmant: Uma família nova e ainda não oficial.

Para muitos, os aromas gourmant caracterizam-se pela simulação sintética de sobremesas e sabores açucarados. Chocolates, tortas, sorbets, mousses e pralines, caramelos, caldas… Um mundo de delícias, recriadas pelos perfumistas que fazem um perfume literalmente dar água na boca. Os gourmant são diferentes dos vanilla por remeterem especificamente às doçuras e sobremesas, enquanto os vanilla são apenas fortemente baseados nas variações que a fava da baunilha pode proporcionar.

Como o calor aumenta a intensidade da fragrância é importante alternar os tipos de acordo com as estações do ano e até mesmo no decorrer do dia, para não se perder siga a regra:

Essências Cítricas são perfeitas para estações quentes e as Orientais Florais são mais adequadas para o clima frio. Use sempre essências mais leves no verão e reserve as mais fortes para o inverno ou eventos noturnos.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page