www.voceamaisbela.com.br
top of page

PERFUMES. VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Atualizado: 12 de mar. de 2022


Perfume, Eau de Colônia, Eau de Toilete, Eau de Perfume ….

Você sabe qual a diferença entre eles?


Os perfumes são feitos de óleos essenciais obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota etc, também são utilizados compostos químicos aromáticos. Os fixadores, que aglutinam as diversas fragrâncias, incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções, sem diluir, tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos. A quantidade de álcool a ser usado depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por 1 ano.



Mas afinal, qual a diferença entre cada tipo? O que diferencia eau de cologne, eau de toilette, eau de parfum, parfum? é simplesmente a concentração de essência da cada fórmula. Tal concentração, porém, determina o uso mais adequado para o produto. Muitos perfumes possuem denominação dupla ou tripla. A primeira palavra diz respeito ao apelo principal. A segunda e a terceira, às notas complementares. Um “Floral Amadeirado”, por exemplo, une a suavidade do aroma principal de flores ao toque quente dos amadeirados. Um “Frutal Fresco” agrega o lado suave dos aromas frutais à vitalidade dos frescos.

A fórmula de cada fragrância e, portanto, seu concentrado base, permanece a mesma para todas as concentrações.

As proporções desta mistura indicam a intensidade da fragrância e o nome atribuído à solução. Quando você passa perfume, a água e o álcool evaporam e deixam na pele apenas os óleos essências perfumados.

– Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20% - 35% de essência. Sua fixação dura entre 12 e 20 horas. É o mais “forte” da lista pois não contem água. Indicado para uso noturno e em ocasiões mais especiais, sempre em pequena quantidade e locais estratégicos (pulsos e atrás das orelhas) para não tomar o ambiente, o que é inclusive falta de etiqueta.

– Eau de parfum (deo perfume): varia de 12% - 18% de essência, sua fixação varia entre 6 e 8 horas.

– Eau de toilette : 08% - 10% de essência, sua fixação varia entre 4 e 6 horas.

– Eau de cologne (deo colônia): 3-5%, baixa concentração de essências e pouca fixação. Sendo a mais indicada para uso pós-banho, geralmente possui notas refrescantes que prolongam a sensação de frescor, por ser bem “fraquinha” pode ser usada em todo o corpo.


PERFUME – Concentrado inebriante

Sendo o perfume a solução mais concentrada, o seu cheiro é, portanto, mais sustentado e inebriante, bastando alguns toques. Certifique-se de aplicá-lo com moderação nas áreas de sua pele onde o calor está concentrado (“pontos de pulso”): algumas gotas atrás das orelhas, no decote, dentro dos pulsos ou cotovelos. A fixação do perfume pode, assim, ser estendida por um dia inteiro, e até mesmo além.

EAU DE PARFUM – Aliado de longa duração

A sua concentração, difusão e fixação são perfeitamente adequadas para o uso diário. Sendo mais volátil que o perfume, l'eau de parfum também pode ser borrifada no pescoço ou na roupa (cuidado, porém, com tecidos leves ou frágeis). Você pode contar com ele todos os dias e, possivelmente, reperfumerizar-se à noite para restaurar a intensidade da fragrância usada ao longo do dia.

EAU DE TOILETTE – Frescura e discrição

Graças a uma concentração bastante baixa, caracteriza-se pela sua leveza, subtileza e frescura. A sua composição tem uma ação revigorante na pele. Por ser mais efêmera que l'eau de parfum, muitas vezes é preferida no verão. No entanto, l'eau de toilette precisará ser reaplicada várias vezes durante o dia.

EAU DE COLOGNE – Desodorante para o corpo

Com uma concentração em torno de 5%, geralmente são composições com um único domínio floral, frutado ou aromático. Conhecida por seu efeito refrescante, a colônia tende a evaporar muito rapidamente.

DEO– COLÔNIA

É a mesma eau de cologne. No Brasil, criou-se uma terminologia própria para essas fragrâncias, deo colônia ou desodorante colônia.


E OS TIPOS DE FRAGRANCIA? QUAIS SÃO???


– Cítricos Florais:

Quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se “frutados”.

– Florais Aldeídos:

A matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.

– Fougère:

Elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas. – Chipre Florais:

Fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.

– Orientais Florais:

Suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.

– Couros Secos:

Fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.

– Aldeídos Florais:

Geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.

– Aromáticos Secos e Frutados:

Misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

– Gourmant:

Uma família nova e ainda não oficial. Para muitos, os aromas gourmant caracterizam-se pela simulação sintética de sobremesas e sabores açucarados. Chocolates, tortas, sorbets, mousses e pralines, caramelos, caldas… Um mundo de delícias, recriadas pelos perfumistas que fazem um perfume literalmente dar água na boca. Os gourmant são diferentes dos vanilla por remeterem especificamente às doçuras e sobremesas,

– VANILLA:

São apenas fortemente baseados nas variações que a fava da baunilha pode proporcionar.


Como o calor aumenta a intensidade da fragrância é importante alternar os tipos de acordo com as estações do ano e até mesmo no decorrer do dia, para não se perder.

Na duvida, siga a regra: Essências cítricas são perfeitas para estações quentes e as Orientais são mais adequadas para o clima frio.

Use sempre essências mais leves no verão e reserve as mais fortes para o inverno ou eventos noturnos.





Seja sempre a Mais Bela!


Afinal a Você! A mais Bela! quer participar da sua vida, com dicas que possam elevar sua autoestima.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page