www.voceamaisbela.com.br
top of page

NOTAS DE CABEÇA, CORAÇÃO E FUNDO: ISSO É PERFUME

Atualizado: 11 de mar. de 2022

A PIRÂMIDE OLFATIVA OU A COMPOSIÇÃO DE UMA FRAGRÂNCIA



Perfumes!

Existem centenas ... Até aí tudo está bem.

Mas você já reparou com que paixão podemos nos embebedar com uma certa alquimia olfativa ou nos incomodar, com aromas encontrados na esquina de uma rua?

Para entender melhor nossas inclinações para tais aromas, vamos dar uma olhada em sua estrutura.


O QUE É UMA PIRAMIDE OLFATIVA?

A estrutura tradicional de um perfume é chamada de pirâmide olfativa e consiste de notas de CABEÇA, CORAÇÃO e FUNDO. - Quanto maior a nota da cabeça, mais o perfume será fresco e evanescente (ex: Eau de Cologne) e quanto mais as notas do coração e especialmente aquelas do fundo forem importantes, mais o perfume será rico, opulento e persistente (ex: fragrâncias orientais).


A NOTA DE CABEÇA... ESTONTEANTE

Esta é a nota que percebemos primeiro.

É definido pela sua frescura e leveza. É geralmente composto de hesperides (limão, bergamota, laranja, neroli ...), mais volátil. Seu buquê é o mais perceptível, mas continua sendo o mais efêmero. Esta nota que determina a compra da sua perfumaria.

Sua duração de longevidade vai de sua vaporização e desaparece após 30 minutos; alguns podem chegar a 2 horas. O ideal é você esperar pela aparência das notas de coração antes de finalizar sua escolha.


A NOTA DO CORAÇÃO... ORIGINALIDADE

Ela se desenvolve por várias horas (entre 2 e 4 horas após a evaporação da nota de cima), muitas vezes composta de notas florais. Dá o tema principal do perfume e o torna original. É a assinatura olfativa.

Embora menos intensa, a nota do coração é marcante.


A NOTA DE FUNDO... LEMBRANÇA

A nota de fundo ou base aparece cerca de 5 horas após a pulverização e pode persistir por até 24 horas ou vários dias após a pulverização.

Pesado, tenaz, visa concentrar o perfume e fazê-lo durar mais tempo.

As matérias-primas usadas para esta nota são:

• especiarias (canela, cravo, noz-moscada, açafrão ...)

• madeiras (sândalo, patchouli, cedro, vetiver)

• materiais orientais (âmbar)

• materiais gourmet (caramelo, chocolate, baunilha, café)

• musk (almíscar branco)

• cobre (bétula, couro russo)

É ela quem cria a memória, o apego e a fidelidade a um perfume.

É ela que sobressai em roupas usadas, antes de lavar, e algumas vezes, até depois de lavar.



O perfume evoluiu de maneira sensível e flagrante de acordo com o tipo de pele (com a melanina, a oleosidade da pele, as glândulas - quem sua mais ou sua menos - a condição hormonal - estar próxima a menstruar, quem está menstruando ou quem está gravida). Assim ele é "personalizado" com quem o usa. Isso explica por que a fragrância raramente produz o mesmo cheiro em duas pessoas diferentes.



Uma dica:

A nota de cabeça gosta de mergulhar em materiais naturais como lã, linho e algodão. Permanece atemporal e não evolui para a nota de coração ou fundo, já que não sai calor algum. Pode borrifar na roupa, lenço, lençol, camisa...


Outra dica:

Aplique uma loção corporal perfumada combinada com seu eau de parfum, para ajudar a melhorar a retenção e selar a fragrância na pele.

Além da nota de coração ficar mais tempo, você ganha uma pele hidratada.


Alterne suas fragrâncias favoritas de acordo com as estações do ano, isso impede que seu cérebro registre o cheiro de uma única fragrância como normalidade (memoria olfativa). Portanto, você não deve escolher apenas seu perfume de acordo com sua nota principal: a nota de base e ainda mais a nota de coração também são de grande importância. Sabendo que um perfume pode reagir diferentemente de uma pessoa para outra, não deixe sua escolha ao acaso.



Seja sempre a Mais Bela!


Afinal a Você! A mais Bela! quer participar da sua vida, com dicas que possam elevar sua autoestima.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page