COMO PROTEGER SUA PELE DURANTE O INVERNO
Atualizado: 4 de jun. de 2020

O inverno, no Brasil, começa em 21 de junho. E, junto com ele, vem a queda da temperatura e da umidade relativa do ar. Esta é uma época boa para um bom vinho, um bom assunto e um gostoso fondue ao lado de quem se gosta.
Mas infelizmente o inverno não tem só esse lado bom.
Cuidados com a pele no tempo seco
O tempo seco e a baixa umidade fazem diminuir a camada natural de proteção da pele, que fica ressecada e, em consequência, causa coceiras e descamação. Algumas doenças de pele também podem surgir ou se agravar com a baixa umidade, como a dermatite atópica, uma alergia crônica que pode formar crostas e soltar secreções, e a psoríase, doença inflamatória que geralmente forma lesões nos joelhos, cotovelos e no couro cabeludo. Veja como se proteger:
– Tome banhos rápidos, sem bucha e com água morna;
– Use sabonetes neutros e, após o banho, seque a pele suavemente;
– Tenha sempre ao seu alcance hidratantes labiais e corporais;
– Beba muita água.
1. Não lave o cabelo todos os dias.
Você precisa lavar o cabelo todos os dias? Aquecer seu couro cabeludo?
Lavar seu cabelo retira óleos naturais que mantêm o couro cabeludo saudável e hidratado. Ao lavar o cabelo todos os dias, ou quase todos os dias, pode fazer com que o couro cabeludo produza mais óleo, para que ele pareça um pouco gorduroso. Seu couro cabeludo perceberá que não está sendo retirado o óleo e se adaptará a ser lavado. No Inverno, cresce a ocorrência de dermatite seborreica, a famosa caspa, que tem a ver com o aumento do banho quente. Shampoos anti-caspa multifuncionais são recomendados para prevenção e casos mais leves, mas se o problema se agravar é melhor procurar por medicamentos prescritos.
3. Proteja seu cabelo quando você lavar.
As pessoas pensam em manter a pele úmida em climas frios, mas raramente alguém pensa em seus cabelos. Durante o inverno, o cabelo fica seco, o que o torna frágil e suscetível a danos. Durante esses poucos meses, mude para um shampoo que forneça mais umidade do que o que você costuma usar, desde que seja saudável para o cabelo. Procure também um tratamento com shampoo ou óleo quente que "cure" seu cabelo, se já estiver exposto ao frio e ao vento.
4. Mude sua rotina de cuidados com a pele para fornecer mais umidade.
A umidade de sua pele evapora rapidamente no frio e no vento nos meses de inverno, e sua pele também está produzindo menos óleo natural. Use um hidratante mais espesso e mais pesado do que você usa nos outros meses. Lembre-se: Qualquer alteração no cuidado com a pele pode fazer com que você, inicialmente ache que não está fazendo efeito, até que a sua pele se acostume, portanto, esteja ciente de que há um período de ajuste antes de você desistir de um determinado produto. Certifique-se de aplicar os cremes assim que sair do chuveiro para bloquear a umidade e lave-a com água morna toda noite para dar à sua pele a chance de respirar.
5. Use protetor solar.
Soa bobo, não é? Quem aplica protetor solar antes de se embrulhar em um casaco e luvas? Você deveria! Embora possa não estar aquecendo você como no verão, não pense que o sol não é tão perigoso. Na verdade, o sol brilhando no clima mais seco pode causar o mesmo dano que no verão. Aplique protetor solar meia hora antes de sair para dar uma chance de secar e não grudar nas roupas, e reaplicar com frequência se estiver no sol por muito tempo.
6. Use loção para as mãos.
Você usa suas mãos para todas as tarefas. O dia/tempo todo. Mas se esquece que elas precisam de mais cuidado, muitos cuidados. Muitas vezes você pode não notar que suas mãos precisam de ajuda até que estejam rachadas. Use um creme hidratante pesado pela manhã e à noite, e aplique loção toda vez que lavar as mãos e sentir que o sabão e a água ressecam a pele demais. Se você não quiser obter manchas em suas telas eletrônicas ou teclados de computador, certifique-se de encontrar loção não oleosa.
7. Evite lábios rachados.
Você lambe seus lábios e não percebe até que eles começam a rachar. Use um hidratante labial durante todo o dia para evitar isso e manter os lábios macios. Use-o como parte de sua rotina de hidratação facial, mas também leve um tubo com você para reaplicar sempre que precisar. Se você está saindo em frio extremo, você pode colocar uma camada de vaselina em cima de seu protetor labial para proteger seus lábios ainda mais.
8. Fique quente, não esquente.
Quando você está com frio, você quer quer algo que esquente, é natural. Saiba que isso e ruim para você. Passar do frio para o calor vai tornar a sua pele mais seca. Se você ficar aquecido, terá uma temperatura mais uniforme e será melhor para a sua pele. Usar um umidificador em vez de um aquecedor ajuda a infundir umidade no ar. Lembre-se desta regra para tomar banho também, e use água morna para tomar banho em vez de quente. A água quente causa irritação na pele e tira a umidade do cabelo.
9. Evite roupas molhadas.
Caso você esteja em um local que mesmo no inverno chova (região norte) Use o máximo de peças de roupa à prova d'água, incluindo luvas, botas e seu casaco. Uma vez que suas roupas se molharem, troque-as em algo quente e seco. Permanecer em roupas molhadas irá irritar sua pele e pode causar coceira e feridas.
10. Mantenha-se hidratado.
Você pode querer saborear café quente ou cacau, mas é importante manter-se hidratado durante o clima mais frio. Evite o consumo de álcool, que desidrata o corpo. Certifique-se de beber seus oito copos de água por dia, o que não só ajudará seu corpo a se manter hidratado, mas também a sua pele. A pele hidratada será mais saudável e, combinada com esta rotina de hidratação, a sua pele ficará tão bonita, que nem sequer saberá que está frio lá fora!
Enfim, o corpo todo sofre com o tempo seco e a falta de umidade no ar. Caso você tenha algum sintoma provocado pelo tempo seco, lembre-se de pequenos cuidados:
Sensação de ardência na garganta, dificuldades para engolir, falta de ar e tosse são alguns dos desconfortos provocados pelo clima seco, que também deixa as pessoas mais propensas às infecções, como asma, sinusite e rinite. Para minimizar os problemas, especialistas costumam recomendar as seguintes medidas:
– Beba bastante água – cerca de dois litros por dia;
– Se exercite na hora certa - evite exercícios físicos entre 10h e 17h (quando o ar está menos úmido) e prefira ambientes com clima regulado, como academias;
– Umedeça o ambiente – use umidificadores de ar ou coloque bacias de água em casa. Evite ar-condicionado, pois resseca o ambiente;
– Lave o nariz – aplique soro fisiológico algumas vezes ao dia;
– Deixe a casa sempre limpa e arejada – o acúmulo de poeira aumenta problemas alérgicos e respiratórios;
– Evite aglomerações – locais fechados e com grande concentração de pessoas, como shoppings e supermercados, podem acentuar as dificuldades respiratórias.
Seja sempre a Mais Bela!