www.voceamaisbela.com.br
top of page

A IMPORTÂNCIA DE UMA BARREIRA CUTÂNEA PROTEGIDA

Atualizado: 1 de set. de 2021


A barreira da sua pele pode ser prejudicada pela falta de hidratação. Veja como e quais são as consequências na sua pele


O papel da barreira da pele

A água é um elemento essencial para a vida. Em adultos, a pele é composta por 70% de água, 2/3 da qual está contida profundamente na derme e quase 1/3 na epiderme. A pele atua como um escudo natural para lutar contra as agressões externas e limitar a perda de água. A hidratação é essencial para manter esse papel de barreira. Para ter uma pele saudável, é necessário fornecer água regularmente, protegendo a barreira cutânea. Porém, o envelhecimento cutâneo e as agressões externas são fatores que impedem que o filme hidro lipídico da pele (filme protetor que cobre a superfície da pele) desempenhe seu papel de barreira protetora e limitante da perda de água.

Alteração da barreira da pele e suas consequências

A equação é simples: ao perder a hidratação, a pele perde vitalidade, fica desidratada. Se a pele não tiver água, sua função de barreira é prejudicada e a água escapa mais rapidamente. A barreira cutânea perde a coesão e a pele, desidratada, perde vitalidade e elasticidade. Aparecem fissuras de ressecamento, a pele fica áspera e perde o brilho.


Pele desidratada

A consequência dessa falta de água é a desidratação da pele. A pele desidratada pode causar rigidez e hipersensibilidade que se manifesta ao usar produtos inadequados. Acontece também que, para recriar o filme hidrolipídico, a pele desidratada produz um excesso de sebo: trata-se da hiperseborreia reativa. A pele tem falta de água e precisa ser reidratada.

A pele desidratada, entretanto, é uma condição transitória e reversível. Utilizando produtos adequados e adotando uma rotina diária de beleza, além de um estilo de vida saudável, a pele pode recuperar toda a sua vitalidade e elasticidade natural. Qualquer pessoa pode sofrer de desidratação da pele um dia, é importante ouvir as necessidades da sua pele para dar uma resposta adequada. Portanto, é importante entender a diferença entre um tipo de pele e sua condição que, por sua vez, é temporária. Podemos, portanto, sofrer de desidratação da pele e ficar com a pele seca, sendo a pele seca uma condição permanente que define um tipo específico de pele.



Cuidados para peles oleosas e desequilibradas

Fortalecimento da barreira cutânea, reparação e hidratação


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page